• E-mail: contato@scienteveritas.com.br

Artigo - Jardins de Mel: Excelente ideia desde que feito com cuidado

Jardins de Mel: Excelente ideia desde que feito com cuidado

13/04/2019 Autor: Murilo S Drummond

Excelente iniciativa da Prefeitura de Curitiba tem chamado a atenção e que é o projeto Jardins de Mel*.


A proposta visa a implantação de ninhos de abelhas sem ferrão em áreas verdes do município. Além de dar melhores condições de sustentabilidade ao ecossistema local traz à tona a questão da conservação de nossas abelhas nativas, muitas vezes esquecidas na nossa história.


Apesar de louvável, há questões que devem ser consideradas em projetos desse tipo, caso algum outro município tenha interesse em replicar. Não basta simplesmente colocar os ninhos nas áreas públicas, sob pena da iniciativa acabar dando mais trabalho do que resultado prático. Segue então algumas dicas para a tomada de decisão correta:


a) Verificar quais as espécies são de ocorrência natural na área de implantação: O uso de espécies locais (tanto das abelhas como da vegetação), além de aumentar a chance de sucesso no projeto, evita futuros impactos na biodiversidade local.


b) Verificar se o ecossistema local oferece suporte adequado para as colônias: Suporte inclui quantidade de alimento (néctar e pólen) e cavidades adequadas para a nidificação. Isto permite que as espécies se auto sustentem sem depender da intervenção direta e permanente da prefeitura.


c) Implantar os ninhos gradativamente: A implantação gradual permite que se acompanhe o desenvolvimento do projeto sem a colocação excessiva de ninhos além da capacidade de suporte local.


Tendo estes cuidados se evita que o tema seja mais um explorado de forma midiática, o que não cabe neste caso, pois estamos tratando de coisa séria, a manutenção da dinâmica reprodutiva de nossos ecossistemas.


Para saber mais acesse o curso Biologia, Criação e  Conservação das Abelhas Sem Ferrão (https://scienteveritas.com.br/curso.php?c=58), ou Meliponicultura Conservacionista (https://scienteveritas.com.br/curso.php?c=7) e conheça técnica para avaliar a viabilidade de criação de abelhas sem ferrão em seu projeto de meliponicultura.

*Informações podem ser obtidas aqui (http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/jardins-de-mel/2944). 

Parceiros

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam,