• E-mail: contato@scienteveritas.com.br

Artigo - Dia do Planeta Terra 2019 Foca na Extinção das Espécies

Dia do Planeta Terra 2019 Foca na Extinção das Espécies

21/04/2019 Autor: João O Malheiros

Uma data mundial voltada para a situação do nosso Planeta é o Dia da Terra (22 de abril) ou Dia do Planeta Terra.  Ele foi criado em 1970 pelo senador ambientalista estadunidense Gaylord Nelson, que morreu em 2005. Ele organizou o primeiro Dia da Terra, um fórum ambiental com a participação e mobilização em diferentes níveis de 20 milhões de pessoas, duas mil universidades, 10 mil escolas.


A ideia é um dia sem dono. Qualquer grupo de cidadãos ou mesmo indivíduos podem montar uma programação. Um site, o Earth Day (www.earthday.org) organiza a lista mundial de ações programadas. Há também a sugestão de um tema global, que neste ano será “Proteger nossas espécies”, e de um lema, “Ninguém está sozinho”.



A ONU resolveu em 2009 aderir ao Dia da Terra e adotou o dia 22 de abril como o Dia Internacional da Mãe Terra. O espírito da data continuaria o mesmo: problematizar a situação da vida no Planeta e a contribuição da humanidade para resolver os problemas e eliminar as ameaças aos ecossistemas e às espécies.



A campanha do Dia do Planeta Terra 2019 considera que está em curso uma onda de extinção de espécies e que muitas estão sendo ameaçadas. Há material disponibilizado para 14 grandes ameaçadas e a primeira espécie na lista da são as abelhas.


“As abelhas são uma espécie chave, com as outras espécies dependendo delas para sobreviver. Muitas espécies de animais dependem das abelhas para sua sobrevivência porque suas fontes de comida, incluindo nozes, bagas, sementes e frutos dependem da polinização por esses insetos”, diz entre outros argumentos o material do Dia do Planeta Terra 2019.


Visite o site www.earthday.org e pesquise mais sobre Dia da Terra, Dia do Planeta Terra e Dia Internacional da Mãe Terra, assuma uma atitude e promova uma ação. 

Parceiros

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam,